The Founder (bra: Fome de Poder; prt: O Fundador) é um filme biográfico de drama de 2016 dirigido por John Lee Hancock e escrito por Robert Siegel. O filme é estrelado por Michael Keaton como o empresário Ray Kroc, e retrata a história da sua criação da rede de fast food McDonald's.
Soberba. Misturado à audácia e espírito empreendedor do personagem principal, Ray Kroc, também se detectava a soberba. E essa conduta o fez perder boas oportunidades. Ele era um profissional que não escutava ninguém, no início da história.
De acordo com esta visão, Fome de Poder (The Founder) é um bom retrato da múltipla dinâmica do capitalismo, em uma fase histórica, década de 1950, em um dado setor em expansão, o setor de alimentação, com a criação de um novo segmento, o fast food, comida padronizada, servida rapidamente em ambiente limpo, claro e ...
Maurice McDonald morreu de ataque cardíaco em Riverside, Califórnia, em 11 de dezembro de 1971, aos 69 anos de idade. Foi sepultado no Desert Memorial Park em Cathedral City, Califórnia.
Ray KrocNome completoRaymond Alexander KrocNascimento5 de outubro de 1902 Oak Park, IllinoisMorte14 de janeiro de 1984 (81 anos) San Diego, CalifórniaNacionalidadeestadunidense
Inspirado no livro biográfico de Ray Kroc, o responsável por alavancar a cadeia de restaurantes, o filme que aborda questões sobre empreendedorismo esbarra em momentos polêmicos como as traições e trapaças feitas por Ray para alcançar o seu objetivo final.
"Embaixo dos panos", contam livros sobre o caso, Ray arquitetou um plano, no qual comprou o terreno da sede fundadora e encurralou os irmãos McDonalds a venderem a marca para ele. Com o controle do negócio, o empresário acelerou o processo de expansão da empresa.
Rígido controle de custos Os irmãos McDonald já haviam concebido uma maneira de economizar reinventando a forma de comer. Eles eliminaram pratos e talheres e forneciam apenas guardanapos de papel. Em outro momento, o filme Fome de Poder mostra que a estrutura de custos da empresa estava impedindo o lucro.
O filme Fome de Poder (The Founder), me fez refletir por um bom tempo como alguns processos, mindset e atitudes podem ser grandes diferenciais para uma empresa de sucesso. E, principalmente, para que uma empresa se diferencie e saia na frente dos seus concorrentes.