1. Dosagem de hormônios da tireoideHormônio da TireoideValor de ReferênciaTSH0,3 e 4,0 mU/LT3 Total ng/dlT3 Livre2,5 a 4 pg/mlT4 Total4,5 a 12,6 mg/dlMais 1 linha
O exame de T4 Livre é feito a partir de uma coleta de sangue e permite a dosagem da quantidade livre (não ligada a proteínas) do hormônio T4 no organismo. O T4 livre é um dos hormônios ativos da tireoide e portanto a sua dosagem permite avaliar o funcionamento da glândula tireóide.
O exame de tireoide (TSH) é responsável por analisar problemas na tireoide dos pacientes. A função do tireoide no organismo humano é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina), que agem no controle do metabolismo.
Um teste T3 é utilizado para avaliar a função tireoidiana. Ele é solicitado principalmente para ajudar no diagnóstico de hipertireoidismo e pode ser solicitado para ajudar a monitorar o estado de uma pessoa com um doença da tireoide. O exame de T3 é geralmente solicitado após um resultado anormal de TSH e exame de T4.
Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.
Valores altos de T4 livre podem indicar hipertireoidismo, câncer de tireoide, tireoidite, bócio e infertilidade feminina; já baixos indicam quadros de hipotireoidismo: nutrição ou tireoidite de Hashimoto (doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide).
O T4 total corresponde à quantidade total de hormônio produzido, sendo avaliado tanto a quantidade que está conjugada a proteínas quanto a que está livre circulante no sangue. No entanto, a dosagem de T4 total pode ser um pouco inespecífica, pois pode haver interferência com as proteínas que o hormônio pode se ligar.
O que é e para que serve o exame TSH? O exame TSH tem como objetivo analisar os problemas que podem ser encontrados na tireoide e avaliar a sua função. As alterações na função da tireóide podem ser classificadas em hipotireoidismo ou hipertireoidismo.