No entanto, de modo geral, pode-se dizer que o cacau em pó alcalino é o que tem melhor sabor, já que o nível de acidez é menor e a tonalidade mais semelhante à dos chocolates tradicionais. Esse tipo também vai melhor em receitas que contém ingredientes lácteos, como creme de leite e leite condensado.
chocolate Portanto, o cacau em pó é o puro sabor de chocolate, sem a adição de mais nenhum ingrediente, ou seja, diferente dos achocolatados que têm misturas de ingredientes como o leite em pó, açúcar, gordura e outros.
O cacau em pó alcalino tem uma tonalidade mais escura com tons mais avermelhados, possui o sabor mais suave comparado com o cacau natural e se mistura mais facilmente a líquidos. Possui um PH entre 7 e 8, enquanto o cacau natural possui um PH ácido, por volta de 5.
Ambos são 100% cacau, mas um deles passa por processo de desacidificação, através da adição de carbonato de potássio, deixando-o com PH entre 7 e 8 (alcalino), também conhecido como cacau "holandês".
A grande diferença entre o Cacau convencional para o Cacau alcalinizado Black está no maior tempo de torra. O Cacau Black passa por um processo de 6 a 8 horas no reator. Com isso o Cacau Black tem um pH mais elevado, com cerca de 0,5% mais alcalino!
O cacau em pó natural tem cor clara e sabor amargo, geralmente usado em receitas de bolo e brownie. É o tipo que não passa por nenhuma manipulação durante sua extração, por isso ele é isento de alcalinizantes.
Quando uma receita pede cacau em pó 100%, ela se refere ao cacau puro, sem nenhuma adição de açúcar. Seu sabor é intenso (e bem amargo) e ele As sementes do cacau, depois de secas, torradas e fermentadas, são trituradas – nesse estágio, se transformam em "nibs".
O cacau em pó possui cafeína, que pode causar insônia e até problemas gástricos. Além disso, a presença de oxalato pode contribuir para o surgimento de cálculo renal.