Feridas abertas, contaminadas e lacerantes em membros são comumente encontradas em equinos. O antibiótico Penfort PPU da Ourofino é indicado para estes casos, devido a sua ação rápida e prolongada.
Fenilbutazona OF é indicado no tratamento do processo inflamatório, febre e dor, em equinos. Apresenta ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética.
Este processo pode ser realizado por meio de aplicação local diária de compressas quentes e cataplasmas sobre o abscesso. No momento apropriado, a punção da parte ventral do abscesso também pode ser realizada pelo Médico Veterinário. Após este processo, a limpeza local é realizada com iodo-povidona 3 a 5%.
Pomada Cicatrizante Saralogo A AIC Soluções veterinárias desenvolveu uma pomada antisséptica e cicatrizante, que é indicada para feridas, frieiras, assaduras, pisaduras e inflamações.
Em equinos, o Flunixin Injetável Chemitec é muito utilizado em quadros clínicos de cólica aguda, possuindo ótimos resultados no tratamento. O anti-inflamatório para cavalos só deve ser ministrado após avaliação veterinária para determinar se a medicação é a conduta mais adequada ao caso.
Terramicina® Solução Injetável é indicada para o tratamento de infecções causadas por cepas sensíveis a oxitetraciclina, em bovinos, eqüinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, coelhos, cães e gatos.
Dor muscular Algumas opções de pomadas anti-inflamatórias para dor muscular são salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou diclofenaco sódico (Voltaren emulgel).
O abscesso sub-solear é uma afecção comum nos cascos de cavalos, principalmente por causa de alguma perfuração através de objetos estranhos e pontiagudos, como um prego, por exemplo.
Alantol é indicado para equinos, cães e gatos como cicatrizante, na terapia de lesões cutâneas, feridas acidentais ou cirúrgicas, abcessos, escoriações de decúbito, ulcerações de superfície e queimaduras.