Seu principal objetivo é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal voltada para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Denominado "trabalho a quatro ou seis mãos" tem importante papel na racionalização do trabalho. Estudos demonstram que um cirurgião-dentista utilizando um (a) auxiliar aumenta de 30 a 50% sua produtividade e, com dois auxiliares, o aumento é de cerca de 75%. ... No trabalho a quatro mãos, aumenta de 30% a 50%.
A prevenção desses e outros problemas pode ser feita através de uma boa escovação, do uso do fio dental e também com o auxílio do enxaguante bucal – que, além de deixar um bom hálito, ajuda na retirada de sujeiras que podem permanecer mesmo após a escovação.
Atuando na prática odontológica curativa e preventiva. Nessas unidades, além da atuação clínica odontológica, o cirurgião dentista age na Estratégia Saúde da Família (ESF), considerando o principio da integralidade, ele pode participar das visitas domiciliares e estimular ações de promoção à saúde.
A posição 9 h é muito adotada por permitir trabalhar em visão direta, mesmo nas regiões de difícil acesso. Nessa posição a perna do dentista fica posicionada sob o encosto da cadeira do paciente e do lado direito do braço da mesma.
IV – EXAME CLÍNICO Em Odontologia o exame clínico divide-se em extra-oral e intra-oral, deve permitir o reconhecimento dos sinais e sintomas objetivos das alterações encontradas no campo buco-maxilo-facial e, ao mesmo tempo, deve conduzir o examinador à obtenção das informações gerais da saúde do paciente.
O vírus da Hepatite B é considerado de elevado risco de transmissão durante a prática odontológica. As principais formas de transmissão do vírus da Hepatite B na prática odontológica acontecem através de acidentes pérfurocortantes contaminados com saliva e sangue.
5 dicas para ajudar na prevenção de doenças bucais