"Eles devem ter sua própria cama, em ambiente aconchegante e com algum objeto que remeta a seu tutor", orienta Siqueira. Na hora de escolher a caminha do cachorro, lembre-se de que o tamanho adequado é aquele que permite ao pet ficar completamente esticado, mesmo que ele prefira ficar encolhido em alguns momentos.
O cachorro dormindo de barriga para baixo e com as patas esticadas para frente é típico de cachorros mais energéticos e que estão prontos para ação até mesmo quando estão dormindo. Essa posição é bastante estratégica porque facilita muito os movimentos do bichinho na hora dele levantar e se preparar para brincar.
Enquanto, às vezes, o cachorro dorme de barriga pra cima, em muitos casos, ele prefere se deitar de lado, e está tudo bem! Essa é uma maneira de tirar um bom cochilo e descansar profundamente. No geral, pets que ficam esticadinhos, dormindo de lado, também estão se sentindo seguros no ambiente.
Justamente por isso merecem também o melhor da comodidade na hora de descansar. O chão nunca é uma boa alternativa de descanso para seu pet, especialmente por poder causar problemas como artrite e outros que mencionaremos mais adiante.
Se você optar por deixá-lo dentro de casa: no começo ele pode estranhar a caminha nova dele por causa do cheiro. Uma dica bacana e simples é colocar uma simples camiseta sua lá, com seu cheiro, para fazer uma associação positiva utilizando um atrativo familiar!
Como fazer o cachorro dormir durante a noite? Descubra!
Assim a cama do seu cãozinho se torna um ambiente multifuncional. Lá ele pode se coçar, sacudir os pelos, lamber-se, morder seus brinquedos e muito mais à vontade. Com isso, deixará todos os vestígios e odores de suas atividades em um mesmo local.
E nossos cãezinhos gostam de estar sempre por perto da gente, ainda mais na hora de dormir, por isso, muitas vezes querem deitar na cama conosco. Mesmo que seu cãozinho demore pra se acostumar, logo ele vai se adaptar e gostar de ter o cantinho dele!