nada está no intelecto
Em contrapartida ao racionalismo cartesiano, contudo, o empirismo representa uma tradição filosófica que, tomando como lema a frase aristotélica "nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos", acredita que todo conhecimento resultaria de percepções sensíveis, desenvolvendo-se a partir desses dados.
O que significa dizer que a mente é uma tábula rasa?
"A mente é uma tabula rasa", já diria Aristóteles, que é retomado aqui para evidenciar que nada não existe na mente que não estivesse antes nos sentidos. ... De acordo com Locke, a mente é como uma cera passiva, desprovida de conteúdos, em que os dados da sensibilidade vão imprimindo ali as ideias que podemos conhecer.
Quais são as experiências de Locke?
De acordo com Locke, as experiências fazem uma cópia do que nossos sentidos capturam em nossas mentes. Com o passar do tempo, aprendemos a detectar padrões nas cópias que permanecem em nossa mente, o que faz com que os conceitos apareçam.
Qual foi o pensamento de Locke sobre o conhecimento?
O pensamento de Locke sobre o conhecimento foi uma grande contribuição para filósofos posteriores que se dedicaram à mesma temática. Por mais que as conclusões que se tenham chegado até hoje tenham uma grande validade, há ainda a necessidade de continuar-se investigando com empenho e dedicação.
Quem faz parte do empirismo britânico?
Junto com Locke, fazem parte do empirismo britânico os filósofos George Berkeley (1685-1753), David Hume (1711-1776) e John Stuart Mill (1806-1873). Mas isso não quer dizer que, para Locke, a razão não tem nenhuma função no processo cognitivo e que apenas aprendemos por meio das sensações.