Portanto, se você pretende comprar um imóvel, mas ainda tem dúvidas sobre as taxas de juros de financiamento, confira este artigo!...Compare as taxas de juros de financiamento dos principais bancos.BancosTaxa mínima de juros de financiamento imobiliárioItaúa partir de 7,45% ao ano + TR
Juros: trata-se do produto da taxa mensal de juros sobre o saldo devedor em aberto naquele mês. O saldo devedor, antes do pagamento da primeira prestação da operação, é exatamente o valor que o banco emprestou para a compra do imóvel. Ele vai diminuindo conforme as parcelas são pagas, até chegar a zero.
Trata-se de financiamento porque a administradora repassa o valor das compras para os estabelecimentos mesmo sem que o pagamento da fatura tenha ocorrido e desta forma, o valor da fatura fica financiado até que o pagamento seja realizado. Por este motivo, essa cobrança é nomeada como "Juros de Financiamento".
Já na classificação leasing de veículos, só existe uma instituição listada pelo Banco Central: a BBC Leasing, que oferece uma taxa de 1,94% ao mês e de 25,95% ao ano....Taxas médias nos maiores bancos do país.InstituiçãoTaxa de juros (%) ao mêsTaxa de juros (%) ao anoBanco do Brasil1,1915,30Itaú Unibanco1,2215,65
Vamos a um exemplo.
Como funcionam os juros no financiamento imobiliário Cada parcela ou prestação do financiamento é composta basicamente de duas partes: os juros, que é o percentual da correção monetária do dinheiro emprestado, e a amortização, que representa o valor do empréstimo que está sendo devolvido ao banco.
Basicamente, os juros de financiamento imobiliário são compostos por dois fatores. O primeiro são custos envolvidos na operação, determinados pela origem dos recursos. Os provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) custam ao banco 3% ao ano mais a oscilação da TR (Taxa Referencial).
Como já foi dito anteriormente, os juros do cartão de crédito começam a funcionar quando o valor total da fatura não é pago integralmente. Sendo assim, o rotativo do cartão atua como um "pequeno empréstimo". O banco cobre as despesas dos clientes em um mês, mas no mês seguinte volta a cobrar, acrescido de juros.
Multa – A multa por atraso da fatura chega a 2%. Juros por atraso – A multa por atraso chega a 1%. Pagamento parcial (Crédito Rotativo) – O valor que não foi pago é acrescido de juros que estão na casa dos 15% (ou até maior dependendo de seu cartão).