O fator de correção de uma solução é nada mais que um número que é multiplicado a molaridade ou normalidade ideal da solução para se conhecer a real concentração dela.
O indicador de desperdício chamado Fator de Correção (FC) é definido como a relação entre o peso do alimento bruto, ou seja, na forma como foi adquirido, com cascas, talos, sementes, e o peso do alimento líquido, após passar por processo de limpeza.
Calcular o fator de correção dos alimentos é bastante simples. O FC é obtido da simples divisão entre o peso bruto (PB) e o peso líquido (PL) de cada insumo.
O fator de diluição corresponde à relação entre o volume da solução, depois de diluída, e o volume da solução, antes de ser diluída.
Para calcular do fator de correção, usa-se a fórmula: fc= Ci/Cr, onde Cr= Concentração incial e Cr= Concentração real encontrada. fc= 0,1M/0,098M fc=1,02 O erro da concentração do hidróxido de sódio foi bem pequeno, já que houve uma variação de apenas 0,002 M, equivalente a 2% de erro.
Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V.
O fator de correção é uma constante para uma determinada qualidade de alimento decorrente da relação entre peso bruto e peso líquido, sendo capaz de prever as perdas inevitáveis durante a etapa de pré-preparo, quando os alimentos são descascados, desossados ou cortados.
Descascar uma fruta, por exemplo, vai mudar o peso final dela, portanto: FC > 1 = perda. Já se o FC for igual a 1 quer dizer que não perdemos nada do alimento mesmo depois de prepara-lo, ou seja: FC = 1 = sem perdas (peso bruto = peso líquido).
Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL. Dessa forma, temos: Resultado maior que 1: o alimento ganhou peso durante a cocção, por conta do processo de hidratação. Resultado menor que 1: o alimento perdeu peso durante a cocção, devido à perda de água e à retração das fibras.
*Ao calcular os fatores de diluição, é importante que as unidades de volume e concentração sejam as mesmas. A quantidade de solvente a ser adicionada é igual a V2-V1. O fator de diluição é frequentemente expresso usando expoentes, 1: 100 (10-2) 1:1000 (10-3) e assim por diante.