Mascar a folha da coca também contribui para uma boa digestão e para desfazer a sensação de desconforto causada pelo excesso de altitude. ... Os peruanos e bolivianos mascam as folhas, assim resistem à fadiga e ao sono, como também aos jejuns prolongados.
Mas a mastigação da folha de coca com fins medicinais é um hábito tão antigo quanto a própria civilização inca. Outros alcaloides da coca têm efeitos levemente estimulantes, ajudam a reduzir a fome e participam do processo digestivo, além de mitigar os efeitos da falta de oxigênio em regiões de altitudes excepcionais.
A cocaína é uma substância, extraída das folhas de uma planta chamada Erythroxylon coca. ... A folha de coca era utilizada na civilização Inca, no entanto, seu consumo era extremamente controlado, o uso sem autorização era considerado um crime lesa-majestade.
Posso levar folhas de Coca para o Brasil? Não, o Brasil não permite e classifica o ato como "tráfico internacional de drogas", de acordo à lei 11.343/2006, pois considera a coca uma droga. A folha de coca não é droga, porém é uma das matérias primas utilizadas na fabricação da cocaína.
Os bolivianos enchem a boca para falar da folha de coca. Em La Paz, a folha é consumida por motivos diversos e sem proibição, mesmo a cocaína sendo um de seus derivados. As camponesas usam pelos hábitos familiares, os esportistas pela energia e alguns viajantes para amenizar os efeitos da altitude.
A cocaína age estimulando o sistema nervoso central e suprimindo o apetite. É um inibidor da enzima monoamina oxidase que é responsável pela recaptação de neurotransmissores como a adrenalina e dopamina.
A situação de pobreza em que a população boliviana vivia fez com que outros grupos migrassem para a mesma região do Chapare. Esses grupos apoiaram-se no plantio da folha de coca para sobreviver. ... A censura e repressão ao uso da coca têm suas origens históricas, caracterizando as tentativas de desculturação de um povo.
Composição. O pó de cor branca e cristalina da cocaína é extraído das folhas da coca. Sua composição química apresenta anamil, alcaloides e truxilina, substâncias que, quando sintetizadas em laboratórios clandestinos, criam efeitos sérios no organismo e no cérebro.
A coca é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, é um vegetal arbustivo. O princípio ativo analgésico contido na coca foi descoberto pelos Incas, desde a época desse povo aos dias atuais a folha dessa planta é tradicionalmente mastigada nas áreas de relevo mais elevado, principalmente nas mediações dos Andes.
O chá de coca tem efeitos estimulantes que ajudam a combater o "mal da montanha", efeitos físicos resultantes das grandes altitudes e da rarefação do ar pois incrementa a absorção de oxigênio pelo organismo de quem o toma.