Significado de Pregnância substantivo feminino Literatura Qualidade ou virtude do que se impõe ao espírito, do que produz forte impressão. Psicologia Forma e estabilidade de uma percepção, na teoria da forma.
A pregnância, ou lei da forma, é a primeira das leis da Gestalt e indica a simplicidade em uma construção. Não se refere apenas à simplicidade, mas também ao seu equilíbrio e regularidade estrutural. Resumidamente, trata-se do modo como recebemos um objeto de forma agradável e que permita uma identificação e conforto.
Em marcas, alta pregnância é um dos requisitos fundamentais, sinal de bom design. Já na web, é importante que as páginas tenham um design que favoreça a alta pregnância, pois isso favorece a usabilidade, que é a facilidade com que o usuário consegue encontrar o que está procurando.
As leis básicas da Gestalt são:
Pregnância da forma: É a medida facilidade de compreensão, leitura e identificação de uma composição visual. Quanto maior a Pregnância, maior será a rapidez da leitura da forma. Uma composição que o cérebro consegue ler rapidamente e com clareza, são classificados como alta Pregnância.
Princípio 5: Lei da Semelhança Elementos semelhantes em cor ou forma tendem a ser agrupados pelo cérebro em uma só unidade. Isso faz com que objetos aproximados, apenas com uma característica semelhante, se unam aos olhos do leitor. É a quinta lei da Gestalt, a semelhança.
Quanto maior a pregnância, maior é a facilidade com que o ser humano capta a figura. Isto significa que, entre 3 ou 4 figuras, aquela que tiver maior pregnância é aquela que consegue chamar em primeiro a atenção.
Gestalt é estudo da percepção humana em relação as formas, a existência de padrões de comportamento visual que o ser humano tem. Esses padrões compõem a base para as Leis da Gestal. Essa ciência defende que, para se compreendermos as partes de uma forma, é necessário antes, entender o todo que o envolve e o compõe.
Lei da Pregnância. Essa lei (também conhecida como "boa forma") nada mais é do que o princípio básico da percepção visual da Gestalt. Sempre enxergamos a composição visual geral como um todo antes de nos aprofundarmos nos seus elementos mais complexos.
Símbolos como o yin-yang e as mandalas são exemplos desse tipo de lei. Eles utilizam uma proporção balanceada de proximidade e semelhança para criar a imagem de um todo harmônico e agradável aos olhos.