Significado de Nativismo substantivo masculino [Filosofia] Teoria segundo a qual o espaço e o tempo são dados nas próprias sensações, não são adquiridos por experiência.
(Bras.) relativo aos indígenas; favorável aos indígenas com aversão a estrangeiros. -, s. m. e f. pessoa que apaixonadamente detesta estrangeiros; xenófobo.
As revoltas nativistas revelam a insatisfação dos colonos com alguns pontos do pacto colonial. Em nenhum momento, as primeiras grandes revoltas, acontecidas entre os séculos XVII e XVIII, pretendiam extinguir o pacto colonial ou estabelecer a independência da América Portuguesa. ...
Os chamados movimentos nativistas constituíram-se em revoltas isoladas ocorridas na então colônia portuguesa do Brasil, em finais do século XVIII, em que se amiudaram as situações de conflito entre os "filhos da terra" e os chamados "reinóis" (imigrantes portugueses), e que compõem um quadro que faz parte do sentimento ...
Qual o objetivo das revoltas nativistas? Por todo o contexto histórico em que surgiram as rebeliões nativistas, o objeto comum era defender os interesses dos brasileiros contra o controle excessivo da Colônia Portuguesa, feito por meio da Companhia das Índias Ocidentais.
Os movimentos nativistas aconteceram na segunda metade do século XVII e primeira metade do século XVIII. Foram movimentos locais que não visavam a separação política. Protestavam apenas contra abusos do pacto colonial, como a criação de novos impostos ou aumento dos antigos.
As revoltas nativistas revelam a insatisfação dos colonos com alguns pontos do pacto colonial. ... Em nenhum momento, as primeiras grandes revoltas, acontecidas entre os séculos XVII e XVIII, pretendiam extinguir o pacto colonial ou estabelecer a independência da América Portuguesa.