Hemoptise é uma quantidade variável de sangue que passa pela glote oriunda das vias aéreas e dos pulmões.
A bronquite, a bronquiectasia, a tuberculose, a pneumonia necrosante, ou o abscesso pulmonar são as causas mais comuns em adultos. A infecção do trato respiratório inferior e a aspiração de corpo estranho são as causas mais comuns em crianças.
A hemoptise é o nome científico dado à tosse com sangue, que normalmente está relacionada com alterações pulmonares, como tuberculose, bronquite crônica, embolia pulmonar e câncer de pulmão, por exemplo, podendo levar a perdas significativas de sangue pela boca, sendo importante ir imediatamente ao hospital para que o ...
Os achados clínicos são, em geral, dependentes da causa da hemoptise. Em pacientes com infecção do trato respiratório e bronquiectasias infectadas, costumam ocorrer febre, tosse e outros sintomas de infecção do trato respiratório inferior, como dor torácica.
- Repouso no leito- o paciente deve ser mantido em decúbito lateral com o lado sangrante pendente, reduzindo a tosse e também prevenindo a aspiração e a asfixia. - Acesso venoso central – permite corrigir alterações hemodinâmicas com sangue ou, na sua falta, com expansores plasmáticos ou solução salina.
Fisiopatologia. Sangramento de uma artéria brônquica é a causa da hemoptise maciça em 90% dos casos. Geralmente, uma ou duas artérias brônquicas suprem cada pulmão, tipicamente provenientes da aorta e menos comumente das artérias intercostais ou vertebrais.
A hipertermia é o aumento da temperatura corporal devido a um desequilíbrio entre a produção e a dissipação de calor.