Gestão vem do termo em latim gestione, e configura o ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade: seja em benefício próprio ou de uma entidade.
O significado mais puro e direto de gestão é o ato de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias em um alinhamento comum em direção a um objetivo. Essa última parte, inclusive, é o que determina o que é a gestão hoje para o mercado.
A gestão empresarial traz benefícios para diferentes aspectos do negócio: processos, equipe, resultados e até mesmo na percepção do cliente. Um dos principais ganhos é que a gestão permite criar processos bem definidos na empresa a partir de uma rotina produtiva organizada e otimizada.
A história da gestão (administração) iniciou num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a.C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver os seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar (gerir).
São quatro as funções básicas da gestão:
Quando a gestão não sabe escolher sua equipe ou não tem tempo para se dedicar a isso, grandes problemas como resultados financeiros insatisfatórios, baixa produtividade e queda na qualidade dos serviços aparecerão.
A gestão de saúde nas empresas é uma estratégia que adota uma política de prevenção para colaboradores, buscando manter sua saúde física e psicológica através de programas de bem-estar. Ao adotar essa estratégia, o negócio também estará apoiando o desenvolvimento do colaborador.
Gestão empresarial é uma estratégia de condução de negócios a melhores resultados, partindo de ações que envolvem a organização de processos, o controle das finanças, a administração dos recursos humanos e materiais e tudo aquilo que é essencial para a sua manutenção.
A partir da gestão baseada em valores, a empresa fortalece a imagem no mercado, beneficiando o relacionamento com os fornecedores. Além disso, a cultura corporativa pode também ser expandida para esses parceiros.
Qualidade de ensino pode ser traduzida, em última análise, pelo bom desempenho dos alunos de uma instituição, mas não só por isso. Ou seja, uma boa gestão escolar é, também, fundamental para pavimentar a estrada do ensino de qualidade. ...