Uma casa conectada, também conhecida como casa inteligente - do inglês, "Connected Home" - é uma casa que possui sistemas avançados de automação para providenciar monitoramento e controle sobre as funções de toda a construção, como por exemplo controles de temperatura, multimídia, portas e janelas.
O avanço da tecnologia está tornando ferramentas inovadoras mais acessíveis ao público e transformando, com poucas mudanças, residências "comuns" em casas inteligentes. A projeção é que já existam entre 900 mil e 2 milhões de casas inteligentes só no Brasil, número que cresceu mais de 33,3% desde 2015.
Para projetos de automação completos, o valor fica em torno dos R$ 10 mil.
A casa inteligente é a integração de sistemas e equipamentos de diversos ambientes, que são criados de acordo com as necessidades e expectativas de cada cliente. Um projeto de casa inteligente envolve pessoas responsáveis pela tecnologia, o arquiteto, o construtor e o usuário do sistema.
A casa inteligente funciona através de diversos dispositivos que são instalados e também se conectam por meio da internet. Com isso, os moradores conseguem controlar praticamente tudo dentro de casa, por exemplo: Iluminação. Irrigação do jardim.
A casa conectada permite controlar dispositivos à distância, por meio de aplicativos ou com a utilização de assistentes virtuais, que funcionam por comandos de voz. Ou seja, se você já conta com o Google Assistente, sua casa conectada pode estar pertinho de se tornar real. Basta integrar os ecossistemas.
O que eu posso automatizar na minha casa?
10 produtos que vão deixar sua casa inteligente
Seja por voz, temporizador ou via smartphone, a automação residencial recebe o nome de casa inteligente. Porém, antes de tudo, para automatizar uma residência é preciso ter dispositivos inteligentes compatíveis com o assistente, como lâmpadas, plugues e câmeras de segurança.
As vantagens de se ter uma casa conectada E, com um simples toque neste controle, ele pode apagar e ligar interruptores de luz inteligentes, desligar aparelhos que não serão utilizados durante a noite, ter o controle de segurança residencial, monitoramento do apartamento ou casa em tempo real, entre outros.