A arquitetura vernacular pode ser definida como uma tipologia de caráter local ou regional, na qual são empregados materiais e recursos do próprio ambiente onde a edificação está inserida. ... Diante de tais singularidades, a definição de arquitetura vernacular pode se tornar igualmente dúbia.
Apesar da arquitetura vernacular sempre ter existido, ela só passou a ser analisada e estudada a partir do fim do século XIX. ... Portanto, arquitetura vernacular, representa a arquitetura construída com técnicas e materiais originários de uma região específica, um conhecimento geralmente passado de geração a geração.
O que é Arquitetura Vernacular Estamos falando das construções de taipa (pau-a-pique), de adobe, madeira, pedras, bambu, telhado de palha, entre outros. Essa é uma forma de arquitetura que, por se integrar ao ambiente, usar materiais orgânicos e principalmente ter resistido ao teste do tempo, é considerada sustentável.
adjetivo Particular ou característico de um país (nação, região etc.). [Figurado] Diz-se da linguagem desprovida de estrangeirismos, que se apresenta com vocabulário ou construções sintáticas originais e corretas; castiço.
A principal diferença entre arquitetura erudita e vernacular é que a primeira utiliza elementos de design que promovem a beleza estética da obra. A segunda, por sua vez, prioriza a funcionalidade. Vale destacar que apesar de distintos, esses estilos muitas vezes se complementam.
A arquitetura primitiva pode ser compreendida primariamente, segundo Benjamim de Carvalho, como uma imposição da necessidade de conservação da vida humana que se sujeita aos efeitos do clima, da nocividade do tempo meteorológico, visando elaborar um abrigo para o corpo inserindo-o em um "microambiente alterado".
A principal característica da arquitetura vernacular é o respeito e a sensibilidade às condições locais do meio geográfico onde se situa, como o clima e a vegetação.
A arquitetura vernacular é considerada especialmente sustentável por seu caráter de integração com o ambiente, o uso de materiais orgânicos e, é claro, pelas escolhas e soluções arquitetônicas que possibilitam características como o bom isolamento térmico e acústico.