A aduana ou alfândega é a repartição governamental responsável por controlar a entrada e saída de mercadorias para o exterior ou provenientes deles. Também é encarregada por cobrar os tributos incidentes desses produtos.
Significado de Alfândega substantivo feminino Órgão público que, normalmente em aeroportos ou regiões de fronteiras, inspeciona bagagens e mercadorias, cobrando as taxas referentes à entrada e saída de produtos. Aduana; local onde esse inspecionamento é realizado: voltei de viagem, mas não passei na alfândega.
Ele é conhecido como a liberação de uma mercadoria pela alfândega para que esta possa entrar no país, nesse caso a importação. O mesmo serve para a saída, a exportação.
Alfândegas é o plural de alfândega.
A alfândega, também conhecida como aduana, é a repartição pública responsável pelo controle da entrada e saída de itens entre o Brasil e outros países. Esse controle da alfândega é feito pela Receita Federal em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.
A alfândega é um departamento localizado dentro dos aeroportos para fiscalizar e controlar a entrada e saída de mercadorias. ... Todo passageiro que chega ao Brasil deve passar pelo controle da alfândega, que é realizado pela Receita Federal em todos os aeroportos do país com voos internacionais.
A rotina de trabalho de um servidor da Receita Federal pode se desenvolver dentro das carreiras de Auditor Fiscal, destinada a candidatos de nível superior em qualquer área de formação; e Analista Tributário, para candidatos de nível superior em diversas especialidade.
Na prática, as alfândegas estão localizadas em zona fronteiriças do Brasil, normalmente em portos, aeroportos e divisas entre outras nações, sempre atuando na fiscalização da entrada e saída de qualquer material no país.
Fluxograma que sistematiza o processo para a importação de mercadorias ou bens para o Brasil, destacando as fases administrativa e fiscal (aduaneira).