O processo de ensino deve estimular o desejo e o gosto pelo estudo, mostrando assim a importância do conhecimento para a vida e o trabalho, (LIBÂNEO, 1994). Nesse processo o professor deve criar situações que estimule o indivíduo a pensar, analisar e relacionar os aspectos estudados com a realidade que vive.
1) Por que a educação é um fenômeno e um processo social? Em suma, porque a educação é um processo que se constrói no individual e no coletivo, constituindo-se, deste modo, parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade.
Seu campo compreende os elementos da ação educativa e sua contextualização, tais como o aluno como sujeito do processo de socialização e aprendizagem; os agentes de formação (inclusive a escola e o professor); as situações concretas em que se dão os processos formativos (entre eles e o ensino); o saber como objeto de ...
É o caso de práticas pedagógicas que propõem a resolução de situações-problema, em que os professores mediam as discussões e estimulam os estudantes, organizados em grupos, a elaborarem estratégias na busca por soluções.
O caráter pedagógico das penas privativas de liberdade como forma de controle social. ... O artigo tem por escopo a reflexão sobre a o caráter pedagógico das penas privativas de liberdade, como uma maneira de aprimorar o controle social.
Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. ... No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
Em sentido estrito, a educação ocorre em instituições específicas, escolares ou não, com finalidades clara de instrução e ensino mediante uma ação preparada, embora sem separar-se daqueles processos formativos gerais.
O exercício de uma prática pedagógica voltada para a solução das necessi- dades de saúde da população está diretamente relacionado ao conhecimento do território como processo e das pessoas que nele habitam. É preciso ir além do conhecimento relacionado com os indicadores de saúde e de produção previamente pactuados.
"É a Pedagogia que pode postular o educativo, propriamente dito, e ser ciência integradora dos aportes das demais áreas. Isto não quer dizer, todavia, que ela, por isso, passa ocupar lugar hierarquicamente superior às demais" (LIBÂNEO, 1996, p. 118).