A luz reflete-se nos objetos e segue em linha reta para o olho. A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque.
A visão é um dos cinco sentidos, e os olhos são os órgãos responsáveis por esse sentido tão importante para os animais vertebrados. A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão.
A pupila é uma região que se apresenta como um pequeno círculo escuro no centro da íris. A pupila é o local por onde a luz entra a fim de encontrar o cristalino.
A luz atinge o olho e sofre refração ao passar do ar para dentro do olho (refração = desvio da luz). A lente do olho focaliza esses raios luminosos, fazendo-os chegar até a retina, depois de passarem pelo humor vítreo. A lente do olho é biconvexa.
Quando estamos em um ambiente bem iluminado nossa pupila se contrai e do contrário, na ausência de luz, ela se dilata. ... Depois disso, a luz atravessa o humor vítreo, um líquido transparente existente no interior do olho, e chega finalmente à retina, onde a imagem será recebida pelos fotoreceptores.
O nervo óptico se desprende do globo ocular a 3 mm medialmente e 1 mm inferiormente do pólo posterior do globo ocular. Deste ponto se dirige posterior e medialmente, atravessa sucessivamente a órbita, conduto óptico e penetra na cavidade cranial e termina no ângulo anterolateral correspondente do quiasma óptico.
Dessa forma, nossos olhos são capazes de captar apenas um pequeno intervalo de frequência das ondas eletromagnéticas – entre 750 nanômetros (7,5.10- nanômetros (4,0.10-7 m), referentes ao vermelho e ao violeta –, ao qual damos o nome de espectro visível.
A visão é um sentido extremamente importante, pois nos possibilita ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens.
Veja a seguir como o globo ocular é organizado e entenda para que serve cada uma de suas partes.
Pupila (termo oriundo do latim, pupilla - menininha), ou Menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina.