O ângulo de Cobb foi originalmente usado para medir a deformidade do plano frontal nas radiografias dos planos cranial e caudal na classificação de escoliose....Ângulo de Cobb.Gravidade da escolioseÂngulo de CobbSuave10 - 30°Moderado30 - 45°Severo>45°
Para se determinar o ângulo de Cobb deve-se desenhar uma linha na borda superior da vértebra superior mais inclinica e na borda inferior da vértebra inferior mais inclininada, em seguida, as linhas são cruzadas e a medida do ângulo onde se cruzam é o ângulo de Cobb.
No método de Cobb, duas linhas são desenhadas em uma radiografia da coluna vertebral. Uma linha se estende da parte de cima da vértebra superior mais inclinada e a outra linha se estende da parte de baixo da vértebra inferior mais inclinada. O ângulo formado por essas linhas é o ângulo de Cobb.
São angulos usados para acompanhamento de certos tipos de escoliose,usados onde há deformidade. Deve apresentar as radiografias para o especialista para que ele mesmo trace os angulos que deseja.
Os principais são:
Logo, a medida de AÔB é 75º.
Os casos mais graves de escoliose (um grande desvio lateral da coluna vertebral) podem acabar por comprimir/apertar outros órgãos e sistemas como os Pulmões, Coração, etc. Isso pode causar outras complicações. Mas uma escoliose NÃO apresenta risco de morte!
O ângulo de Charpy é definido por Tarantino [11] como um ângulo formado pelas últimas costelas, sendo utilizado para caracterização da morfologia do tórax e do biotipo do paciente.