O gráfico da função identidade é uma reta bissetriz do primeiro e terceiro quadrante (x=y), ou seja, a reta passa pela origem (0,0). Por essa mesma razão ele se parece com a função linear.
Uma função afim se enquadra como identidade se f(x) = x, ou seja, quando o coeficiente angular é igual a 1 e o coeficiente linear igual a zero (a = 1; b = 0). Nessas situações a reta passará pela origem (0,0).
Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0. Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.
A Função Linear é uma função f : ℝ→ℝ definida como f(x) = a.x, sendo a um número real e diferente de zero. Esta função é um caso particular da função afim f(x) = a.x + b, quando b = 0. ... Quando seu valor for igual a 1, a função linear será também chamada de função identidade.
A função identidade, também nomeada de função inclusão, é uma das categorias da função afim (f(x) = ax + b). Os valores do seu domínio são os mesmos da imagem do contradomínio. Por isso, a função identidade é também bijetora, isto é, para qualquer valor que seja x o resultado da sua função será ele mesmo (f(x) = x).
Graficamente, ao traçar retas horizontais por todo o contradomínio (eixo y), todas estas retas cortam a função em apenas 1 ponto ou em nenhum ponto. ... A função bijetora ou bijetiva é a Letra B, que é injetora e sobrejetora.
É chamada função afim toda função polinomial do primeiro grau. Formalmente escrevemos que: Uma função é uma função afim quando existem dois números reais a e b tais que satisfaçam a seguinte condição, e temos: ... b é o coeficiente linear, ou o ponto de intersecção com o eixo y.
Função afim ou função polinomial do 1° grau, é toda função que estabelece uma relação entre a variável dependente y e a variável independente x. Em outras palavras, essa relação tem como característica uma parte fixa e uma parte variável, que depende do valor da variável independente.