A Revolta de Beckman foi uma revolta popular que aconteceu no Estado do Maranhão e do Grão-Pará entre 16. ... A rebelião acabou sendo esmagada por tropas enviadas por Portugal pouco mais de um ano depois de iniciada e seus principais líderes foram duramente punidos.
A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão) em 1684. Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682.
A Revolta de Beckman, dos Irmãos Beckman ou de Bequimão, foi uma rebelião ocorrida na cidade de São Luís, Província do Maranhão (que incluía os atuais territórios do Maranhão, Ceará, Piauí, Pará e Amazonas) entre 16.
Apontados como líderes, Manuel Beckman e Jorge de Sampaio receberam como sentença a morte pela forca. Os demais envolvidos foram condenados à prisão perpétua. Manuel Beckman e Jorge Sampaio foram enforcados a 2 de novembro de 1685 (10 de novembro, segundo outras fontes).
Manuel Beckman e Jorge Sampaio, também lider do movimento, foram enforcados, Thomas Beckman exilado por dez anos, a Companhia do Comércio foi extinta, os índios aprisionados em guerra ficaram na escravidão como uma forma de permitir aos colonos que utilizassem os índios como escravos e de conter novas rebeliões.
O movimento contra os maus-tratos aos marinheiros do Brasil terminou com prisão dos amotinados. João Cândido, o Almirante Negro, passou dois anos na cadeia e morreu na pobreza. Anos depois, ele foi anistiado, mas a família ainda aguarda pagamento de indenização.
A Revolta de Vila Rica refletiu a insatisfação popular, gerada devido aos monopólios portugueses e a forte tributação. O objetivo dos participantes da revolta era implantar o regime republicano para que o país pudesse deixar de ser uma colônia de Portugal.
A razão direta que explica o início da Revolta de Beckman foi a insatisfação dos habitantes de São Luís com a administração colonial. As causas da insatisfação dos colonos estavam em torno da questão da escravização dos indígenas e do monopólio comercial realizado pela Companhia de Comércio do Maranhão, principalmente.
A Revolta de Beckman foi uma rebelião de comerciantes nordestinos contra a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, criada pela Coroa Portuguesa para estimular o desenvolvimento econômico da região. ... Essa invasão ocorreu em razão de Portugal e Espanha se unirem como resultado de uma crise dinástica.
Também conhecida como Revolta de Vila Rica, este movimento nativista ocorreu no ano de 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro. A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. A coroa portuguesa aumentou muito a cobrança de impostos na região.