O tratado de Madri foi importante para o Brasil porque definiu aproximadamente, seu contorno geográfico atual. Revogou o tratado de Tordesilhas, e com isso anulou o meridiano que dividia o Brasil entre Portugal e Espanha.
Significa reconhecer que foi a partir do Tratado de Tordesilhas (assinado ainda antes da descoberta das terras na América do Sul) que se estabeleceram os princípios diplomáticos da ocupação portuguesa nas Américas.
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de "Novo Continente".
O Tratado de Madrid trouxe como consequências imediatas: a revogação do Tratado de Tordesilhas; a consagração do princípio do uti possidetis (quem tem a posse tem o domínio); a mudança da Colônia do Sacramento pelo território dos Sete Povos das Missões; e a definição do rio Uruguai como fronteira oeste do Brasil com a ...
Através deste Tratado, Portugal cedia a Colônia do Sacramento (no Uruguai) para a Espanha. ... Esta, por sua vez, dava o território ocupado pelos Sete Povos das Missões.
A consequência do Tratado de Madri foi o surgimento das expansões territoriais pelo interior do Brasil. O fim da União Ibérica provocou crise na economia açucareira, principalmente no Nordeste.
O Tratado de Santo Ildefonso (1777) confirmou o Tratado de Madri e devolveu a Portugal a ilha de Santa Catarina, ficando com a Espanha a Colônia de Sacramento e a região dos Sete Povos. O Tratado de Badajós entre Portugal e Espanha (1801) incorporou definitivamente os Sete Povos das Missões ao Brasil.
O tratado reconheceu o avanço dos colonos portugueses pelo interior do Brasil, tendo em vista a revogação do Tratado de Tordesilhas. Esse espaço ampliado possibilitou que as expedições de Entradas e Bandeiras avançassem pelo sertão e descobrissem as primeiras minas de ouro e outras pedras preciosas.
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado entre o reino português e a coroa castelhana, cujo o objetivo era a demarcação e divisão das terras conquistadas por ambos os reinos no período das Grandes Navegações.
O Tratado de Tordesilhas estabeleceu que seriam de propriedade de Portugal as terras descobertas e a descobrir situadas a leste de um meridiano, traçado de polo a polo, a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde, enquanto as terras situadas a oeste desse meridiano pertenceriam à Espanha. ...