O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.
As causas da síndrome, também chamada de síndrome de Síndrome de Goujerot-Sjögren ainda são pouco conhecidas. A Ciência já descobriu que existe uma predisposição genética que pode ser estimulada a partir de fatores ambientais como infecções virais, além de alterações hormonais e emocionais.
Podem ter manifestações semelhantes (como artrite e anemia), mas a Síndrome de Sjogren caracteriza-se pela disfunção das glândulas lacrimais e salivares, o que ocasiona no ressecamento da boca e dos olhos. Pode estar associada ao Lupus ou ser primária/isolada.
A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune que se caracteriza principalmente pela manifestação de secura ocular e na boca associadas à presença de auto-anticorpos ou sinais de inflamação glandular.
Embora a sensação de boca seca ou olhos secos seja comum, a sensação de boca seca e olhos secos acompanhada de inflamação das articulações, aumento das glândulas salivares, lesões nervosas, certas erupções cutâneas ou problemas renais podem indicar que a pessoa tem síndrome de Sjögren.
Doenças — doenças que afetam as glândulas salivares, tais como diabetes, doença de Hodgkins, mal de Parkinsons, HIV/AIDS e síndrome de Sjögren, podem causar boca seca.
A síndrome de Sjögren primária caracteriza-se por secura da mucosa oral e ocular em pacientes com sialadenite focal, envolvendo grande variedade de outras alterações clínicas e laboratoriais, objeto deste estudo.
A síndrome de Sjögren primária caracteriza-se por secura da mucosa oral e ocular em pacientes com sialadenite focal, envolvendo grande variedade de outras alterações clínicas e laboratoriais, objeto deste estudo.
Os principais sintomas da síndrome de Sjögren são xeroftalmia (olhos secos) e xerostomia (boca seca) acompanhadas de algumas manifestações articulares. No primeiro caso, a falta ou a baixa produção de lágrimas produz a sensação de secura nos olhos acompanhada de inflamação, hiperemia (vermelhidão), ardor e coceira.
10 Dicas para viver bem com a Síndrome de Sjögren