Geografia do BrasilEstadosSignificadoALAGOASTeta do EscorpiãoSERGIPEIota do EscorpiãoBAHIAGama do Cruzeiro do SulESPÍRITO SANTOEpsilon do Cruzeiro do Sul
Retângulo partido em quatro faixas verde e amarelas alternadas, sendo a superior verde. No cantão (parte superior esquerda), um quadrado azul cujo lado é a metade da altura da bandeira, carregado de cinco estrelas brancas de cinco pontas, dispostas em quincunce, tendo a do centro o dobro das dimensões das demais.
O nome do estado vem da antiga língua tupi e significa "no rio dos siris" (referindo-se ao Rio Sergipe), através da junção das palavras siri (siri), 'y (rio) e pe (em) que na linguagem dos colonizadores tornou-se Sergipe.
A cor amarela simboliza a riqueza mineral; O azul representa o céu sergipano; As cinco estrelas brancas de cinco pontas simbolizam as cinco fozes de rios existentes no estado do Sergipe: São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-barris, Piauí e Real (esses dois últimos rios dividem a mesma foz).
A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país. ... Aliás, é a única capital brasileira situada no hemisfério norte.
As cores da bandeira de Sergipe representam a integração do estado ao Brasil. As estrelas simbolizam seus cinco principais rios: Serjipe, Vaza-Barris, São Francisco, Poxim e Cotinguiba.
Sua simbologia está representada pelo índio Serigi embarcando em um balão; em seu centro a palavra "Porvir" - o futuro. Abaixo do cesto do balão a legenda em latim Sub Lege Libertas - Sob a Lei a Liberdade. Encerrando a faixa a data da primeira Constituição do Estado - .
A área que hoje corresponde ao Estado de Sergipe começou ser colonizada a partir da segunda metade do século XVI. Os primeiros a chegar foram franceses em busca de pau-brasil, especiarias e algodão. O processo de colonização, contudo, partiu da iniciativa de Garcia D'Ávila, um latifundiário.