Lista dos laureadosAnoLaureado (Nascimento/Fundação–Falecimento/Término)País1905Bertha von Suttner (1843–1914)Áustria-Hungria1906Theodore Roosevelt (1858–1919)Estados Unidos1907Ernesto Teodoro Moneta (1833–1918)ItáliaLouis Renault (1843–1918)França
Em 10 de dezembro de 2019, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, subiu ao palco do salão nobre da prefeitura de Oslo, na Noruega, para receber o prêmio mais cobiçado do planeta (com a possível exceção do Oscar).
O prêmio Nobel é uma das principais premiações mundiais para reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade. A cerimônia de entrega do título é feita anualmente, em 10 de dezembro, em Estocolmo (Suécia) e Oslo (Noruega).
No ano de 1895, o sueco Alfred Bernhard Nobel, que também foi inventor da dinamite, criou o Prêmio Nobel, por iniciativa própria e pela necessidade de oferecer um prêmio de grande notoriedade, a todos que realizassem alguma contribuição para o bem de toda Humanidade.
Lê Đức Thọ Apenas dois destinatários ganharam múltiplas vezes: o Comitê Internacional da Cruz Vermelha ganhou três vezes (1917, 19) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados ganhou duas vezes (19). Lê Đức Thọ é a única pessoa que se recusou a aceitar o Prêmio Nobel da Paz.
Essa não é a primeira vez que o norueguês indica Trump para o prêmio. Em 2018, ele e outro parlamentar do país indicaram o presidente dos EUA, que não ganhou o Nobel.
O processo de escolha do Nobel é feito pelos comitês de cada área, que recebem entre 2 indicações de cientistas, professores e acadêmicos de diversos países. Após a decisão final, somente o vencedor é anunciado. Os indicados só podem ter seus nomes revelados após 50 anos.
Oslo O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi anunciado, nesta sexta-feira 11, como o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2019, em cerimônia realizada em Oslo, capital da Noruega.
Nobel de Química (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia) Nobel de Fisiologia ou Medicina (decidido pelo Instituto Karolinska de Medicina) Nobel de Literatura (decidido pela Academia Sueca) Nobel da Paz (decidido por um comitê designado pelo parlamento norueguês)
A Fundação Nobel só surgiu em 1900 e a primeira edição da premiação, em 1901.