O Drakkar, a 'máquina' de guerra dos Vikings Tinha um comprimento médio de 28 m. Largura, 3m. Velocidade de até 12 nós (22 Km), excelente para a época e os tempestuosos mares do Norte em que navegavam. Em média tinham 32 remos, 16 de cada lado, além da vela.
Os navios víquingues eram embarcações construídas e usadas pelos Víquingues durante a Era Viquingue (de 8). Os dois principais tipos de barcos eram o knarr de transporte comercial e o langskip de guerra, havendo ainda a destacar dois outros tipos - o karve e a snäcka.
Os navios vikings eram os mais bem construídos na época Um dos mais conhecidos era o chamado navio alongado, um barco de guerra que parecia uma canoa, longo e estreito, com amuradas muito baixas. A proa e a popa eram esculpidas em forma de animais selvagens e recobertas de ouro e prata e brilhavam ao sol.
Significado de Viking substantivo masculino e feminino Indivíduo pertencente ao povo escandinavo, habitantes da Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, ilhas Feroé e Islândia, definidos como navegadores e guerreiros que, dos séculos VII ao XI, viajaram pela costa da Europa até a chegarem à Groelândia (norte do Canadá).
Da Noruega à Groenlândia a viagem durava três semanas. "Eles faziam fogueira a bordo, para cozinhar e se aquecer", diz Vinner.
A obra naval atingia cerca de 23 metros de comprimento e cinco de largura na meia-nau e apenas dois metros de profundidade, pesando aproximadamente 18 toneladas equipada.
Os Vikings fizeram navegações de curta distância sempre com terra à vista os seus barcos - como os dos outros povos: fenícios, cartagineses, gregos ou romanos - apesar de terem um grande vela, eram a remos; sempre que os ventos eram contrários, ao objectivo, tinham que tirar a vela e remar.
As armas mais utilizadas pelos vikings em combate eram a espada e o machado e, para defesa, o escudo. Essas, no entanto, não eram as únicas armas utilizadas pelos vikings, que também manejavam facas, lanças, arcos e flechas, além de utilizarem cotas de malha, elmos e roupas de couro para sua proteção.