A Lei Mosaica refere-se à lei de Moisés, que é concedida por Deus, escrita em pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos. Eles regulamentam a relação do ser humano com Deus e com seu próximo. ...
A lei mosaica é quem estabelece o direito civil, como em Êxodo (22), as leis acerca da propriedade, do casamento e do divórcio, como em Deuteronômio (24). Também é com a lei mosaica que a humanidade passa a ter contato com os direitos humanos.
Jesus não aboliu a Lei, aquela dada por Deus a Moisés no Monte Sinai. ... Jesus veio nos ensinar que a Lei é importante, mas também veio nos ensinar um novo sentido à Lei. Veio nos ensinar que o que dá vida à Lei é o amor. Se alguém faz alguma coisa porque é obrigado, está certo, pois está fazendo a vontade de Deus.
Significado dos 613 O Talmud relata que o valor numérico hebraico (guematria) da palavra "Torá" é 611, e combinando os 611 mandamentos de Moisés com os dois recebidos diretamente de Deus somam 613.
Segundo alguns críticos, as leis da Torá foram estabelecidas por Moisés, o qual, visando iniciar o processo civilizatório da nação israelita, criou leis severas e rígidas com o objetivo de disciplinar e manter pelo temor um povo turbulento, mas disciplinado.
"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei", Gálatas 4:4. Em sendo Jesus, Deus, segundo a teologia cristológica convencional, temos aqui a revelação bombástica de como Deus veio parar nesse mundo: "Nascido de mulher, nascido sob a lei".
Lista de MaimônidesOrdemMandamentoYDSM12Saber que existe um Deus21Não distrair a mente com outros deuses além Dele32Saber que Ele é um
Porém, os Hebreus receberam um conjunto de Leis que lhes permitiu ser uma sociedade organizada, mesmo nos primórdios. A TORÁ, em hebraico, significa o livro das LEIS, e é composta dos cincos primeiros livros da BIBLIA, também chamados de PENTATEUCO.
Cristo enfatizou: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas" (7.12). De maneira semelhante, Paulo observou: "Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Gl 5.14; cf Rm 13 .
Lei bíblica refere-se aos aspectos por assim dizer "jurídicos", embora espirituais por natureza, no contexto da Bíblia Sagrada judaico-cristã, as escrituras sagradas do Judaísmo e do Cristianismo.