A sapatilha de ponta é um tipo de sapato usado por bailarinos ao dançar uma peça de ballet. Sapatilhas de ponta foram concebidas em resposta ao desejo de bailarinos para aparecer sem peso, sílfide e evoluíram para permitir bailarinos a dançar en pointe (nas pontas dos seus dedos do pé) por longos períodos de tempo.
"O que significa quebrar as sapatilhas de ponta?" é uma dúvida que surge com frequência também e quebrar a ponta não é no sentido literal, apenas significa entortar o solado da sapatilha para que ela fique no formato do pé.
A VERDADE: Sapatilhas de ponta são projetadas especificamente para envolver os dedos dos pés e apoiar o pé quando estiver em ponta. Não é aconselhável colocar os pés em qualquer outro calçado (ou descalço) que não seja especialmente projetado para apoiá-lo nessa posição.
As crianças normalmente começam a usar as sapatilhas de ponta por volta dos 10 anos em média. Isso porque devem esperar ter a consciência corporal de cada exercício do ballet, ter os músculos e ossos desenvolvidos e bem estruturados o suficiente.
Precise-se primeiro que estejam fortalecidas as articulações e músculos, e também desenvolvido a técnica, para que o impacto seja quase imperceptível para o corpo. Utilizar o trabalho de pontas de forma errada pode trazer lesões no tornozelo, joelho, panturrilha, quadril, coluna, e vai subindo.
Sapatilha de Ponta para Ballet Iniciante Modelo C31 Capezio.
Trabalhar os pés corretamente com exercícios simples na barra é uma das melhores formas de suavizar as sapatilhas nos pontos necessários, e, fortalecer os pés ao mesmo tempo.
Embora elas fiquem mesmo mais molinhas a medida que estão sendo quebradas, se estiver muito mole, é um sinal de que precisa comprar outra.
Estes problemas poderão gerar problemas na coluna pela péssima postura, sobrecarga nos tendões do tornozelo, lesões no joelho, joanetes, deformação do pé, tendinite, lordose e dentre outros fatores.
Para escolha da sapatilha, deve-se sim levar em consideração o conforto. A sapatilha de ponta deve ser uma extensão do pé e deve ser confortável, por isso requer paciência também na hora de pesquisar e comprar, pois você deve provar umas 20 opções!