Fundada no ano de 1919 por Walter Gropius, na Alemanha, seu principal objetivo era tornar-se uma combinação de arquitetura, artes e design, o que acabou gerando muitos conflitos externos e internos, na época.
A Bauhaus revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas mais simples, definidas pela função do objeto [1]. A recomendação era que os objetos criados fossem desenhados tendo como meta serem produzidos rapidamente e com baixo custo.
Influências da Bauhaus Com o fechamento da escola seus alunos e professores (mestre e aprendizes) se espalharam pelo mundo. Muitos como Gropius e Van der Rohe foram para os Estados Unidos construindo prédios e arranha céus.
A Bauhaus tinha como princípio não somente propor uma nova estética, mas também de promover uma mudança social com modernidade e inteligência de projetos e recursos.
A instituição surgiu após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em um período de depressão. Tinha como fundamento a reintegração das artes e artesanatos, além de uma preocupação estética, social e política.
Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações.
A Staatliches Bauhaus, comummente conhecida como Bauhaus, foi uma escola de arte vanguardista na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
Os ideais da Bauhaus não marcaram apenas o design e a arquitetura, mas modificaram também os preceitos do ensino. No berço da escola, em Weimar, uma universidade segue até hoje as diretrizes dos fundadores da Bauhaus.
A Escola de Bauhaus teve início a partir da união de duas escolas já existentes: "A Escola de Artes e Ofício" e a " Belas Artes de Weimar", essa última para o ensino das artes e a primeira para a instrução de ofícios. A proposta inicial da escola era promover uma integração das artes plásticas com o artesanato.
Em 1916, enquanto ainda servia como sargento na Primeira Guerra Mundial, Gropius propôs a criação de uma instituição de ensino que fornecesse orientação artística à indústria, ao comércio e ao artesanato, o que resultou na sua nomeação como mestre da Academia de Belas Artes de Weimar, na Alemanha, em 1919.