Ernesto Geisel pertencia à linha moderada das forças armadas, pois concebia o regime militar como transitório para assegurar o liberalismo no país. Durante o governo Geisel iniciou a transição para a democracia liberal que ele mesmo designou que deveria ocorrer de forma "lenta, gradual e segura".
Tanto é que as vagas ocupadas pelo MDB na Câmara aumentaram consideravelmente, ou seja, o objetivo do governo Geisel foi criar uma sustentabilidade para o país. Foi nesse período que se intensificaram as relações diplomáticas e comerciais do Brasil com outros países, em especial da Europa, África e Ásia.
Ernesto Beckmann Geisel Ernesto Beckmann Geisel GColSE GColIH (Bento Gonçalves, 3 de agosto de 1907 — Rio de Janeiro, 12 de setembro de 1996) foi um político e militar brasileiro, que entre 19 foi o 29º Presidente do Brasil, sendo o quarto na ditadura militar brasileira.
Ernesto Geisel foi um dos presidentes do país durante a ditadura militar. ... Tomou posse como presidente em março de 1974. Foi durante seu governo que a ditadura começou a enfraquecer por um processo de transição à democracia, definido por ele mesmo como uma "abertura lenta, gradual e segura".
Ernesto Geisel foi o 4° presidente da ditadura militar brasileira. Foi durante o seu governo que se deu o início do processo de redemocratização do país. No âmbito econômico, seu governo esteve marcado por uma redução do crescimento. O chamado milagre econômico e o Ato Institucional nº 5 - AI-5 foram extintos.
Vendo que não havia mais saída sem crise, os militares liderados por Geisel, resolveram iniciar uma abertura política institucional "lenta, gradual e segura", segundo suas próprias palavras. Em 1974, os militares permitem a propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio.
Principais características do governo Geisel Criou o II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), que tinha como principais objetivos: Estimular a produção de bens de capital; Aumentar a produção de insumos considerados como essenciais à indústria; Conservar altas taxas de crescimento econômico.
Geisel assumiu com a inflação em 15,54% e entregou a 40,81%....Governo Ernesto GeiselBrasil29.° Presidente da RepúblicaErnesto Beckmann Geisel18.º Vice-presidente da RepúblicaAdalberto Pereira dos Santos
Abertura política em Geisel e Figueiredo O processo de redemocratização compreendeu uma série de medidas que, progressivamente, foram ampliando novamente as garantias individuais e a liberdade de imprensa até culminar na eleição do primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar.
O episódio mais grave ocorrido no mandato de Geisel foi a morte sob tortura do jornalista Vladimir Herzog, em outubro de 1975, no DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna) do 2º Exército em São Paulo.