A era Paleozóica durou 291 milhões de anos e está dividida em seis períodos geológicos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano, do mais antigo para o mais recente.
Características da Era Paleozoica
O último período da Era Paleozóica, o Permiano (299-251 milhões de anos), apresenta todos os continentes unidos em um mega continente, o Pangea.
Então na Era Paleozóica, Período Carbonífero, houve uma regressão marinha. As águas que formavam o golfo na Amazônia deram espaço a terra. Durante as próximas Eras, as terras Amazônicas estavam emersas.
Além dos trilobitas, no Cambriano existiam espécies de braquiópodes, moluscos, protozoários, gastrópodes, equinodermos e outros artrópodes. No Ordoviciano, apareceram os primeiros corais no registro fóssil. Além disso, surgiram os primeiros vertebrados, um grupo conhecido como ostracodermes.
Peter Moon | Agência FAPESP – O registro fóssil mostra que os trilobitas surgiram há 521 milhões de anos nos oceanos do período Cambriano, quando os continentes ainda eram uma paisagem inóspita à maioria das formas de vida.
-Extinção em massa de várias espécies. -Diversificação da vida. -Formação das grandes geleiras. -Surgimento das grandes florestas.
Nessa época a região hoje ocupada pela Amazônia provavelmente era inundada por água salgada. ... Por volta de 100 milhões anos atrás a vegetação que predominava na região hoje ocupada pela Amazônia era formada por plantas sem flores, especialmente as coníferas, cicadáceas e as samambaias.
"Neste momento, a Terra liberava muitos gases, como o enxofre, amônia, metano, vapor d'água. Isso foi subindo e formando uma película gasosa envolvendo a Terra, no caso, uma atmosfera primitiva, extremamente irrespirável. Era Arqueozóica, que quer dizer vida arcaica ou primitiva", diz o professor.
O Período Cambriano (541–485.4 milhões de anos) é o período conhecido pela explosão da vida na Terra, quando se originaram todos os principais filos de organismos multicelulares, e ocorreu a irradiação de quase todos os grupos que encontramos atualmente, em um período de tempo geologicamente curto.