Proposta de compra (ou a própria compra) do que é considerado sagrado.
A indulgência é um tipo de simonia que se reflete na venda de lugares no céu, ou seja, o indivíduo compra, com dinheiro real, um lugar no céu para si ou para outros - mesmo que já tenham morrido.
Entre as medidas realizadas pelos líderes católicos que motivaram a reforma destacou-se a prática da simonia, que foi o comércio de relíquias sagradas. Essas relíquias na maioria das vezes eram falsas e os fiéis compravam pensando que eram objetos utilizados por Cristo ou por algum santo.
Tudo começou com uma insatisfação em relação à Igreja Católica. Muitas críticas estavam sendo feitas sobre o nicolaísmo (papas com mulheres e filhos), venda de indulgências (perdão para os pecados) para financiamento de obras e de cargos religiosos, simonia (comércio de artigos religiosos), entre outras questões.
[ Religião ] Doutrina herética que defendia a poligamia e o casamento dos padres.
Celibato é o estado em que determinada pessoa se compromete em não se casar ou manter relações sexuais com outra. Por norma, o celibato é uma prática comum entre alguns religiosos, que abdicam os "prazeres mundanos" para se dedicar exclusivamente a servir a Deus.
Simonia é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, perdões, objetos ungidos, etc. em troca de dinheiro. ... Usura, em seu sentido original, são juros excessivos cobrados por um empréstimo, em uma determinada quantia de dinheiro.
A indulgência era um perdão que a Igreja oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados. Tratava-se de uma espécie de carta vendida pela Igreja aos fiéis: ao comprá-la, os cristãos estariam recebendo o perdão dos pecados cometidos. ... O comércio de indulgências tornou-se um grande negócio.
A prática da simonia no final da Idade Média provocou sérios problemas à postura moral da Igreja. E foi uma das razões que levou Martinho Lutero a escrever as suas 95 teses e a rebelar-se contra a autoridade de Roma.
Em suas 95 teses, Lutero questiona e critica a extensão do poder do Papa, manifestando-se contra o comércio de indulgências, desencadeando questões de alcance religioso e intelectual, que se refletiram nos modos de ser e pensar do homem moderno. ...