Luta armada efectuada em pequenos grupos de combatentes, compostos geralmente por pessoas não pertencentes a exércitos nacionais, sem respeito pelas convenções internacionais.
As ações guerrilheiras tinham como objetivo arrecadar fundos para custear a estrutura clandestina das organizações e fazer propaganda revolucionária para as amassas. O projeto estratégico a longo prazo, porém, era lançar a guerrilha rural, considerada de fundamental importância na luta contra a ditadura.
A Guerrilha do Araguaia foi uma tentativa de ação revolucionária comunista no Brasil que transcorreu entre 19, na região conhecida como "Bico do Papagaio", situada na fronteira entre os estados do Pará, Maranhão e Tocantins (então Goiás).
Segundo o governo, 2.946 ex-guerrilheiros estão em 24 espaços de reintegração em todo o país. Os demais participam de processos de reincorporação individual, e outros formam as dissidências, que se dedicam principalmente ao tráfico de drogas e à mineração ilegal.
Marketing de guerrilha é uma estratégia inovadora, não-convencional e de baixo custo que visa divulgar e expor uma marca ou produto. O termo foi inspirado pela Guerra do Vietnã, onde os vietnamitas usavam táticas criativas e métodos incomuns para superar seus adversários.
O conceito de guerrilha advém do espanhol guerrilla, que em tese significa uma pequena guerra. Enquanto terrorismo é uma forma pela qual grupos com pensamento específico buscam impor sua visão de mundo a partir de violências.
Guerrilha (em castelhano: guerrilla , "pequena guerra") é um tipo de guerra não convencional na maior parte das vezes rural no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros, incluindo, mas não limitado a civis armados (ou "irregulares").
De acordo com estimativas, cerca de cinco mil militares atuaram nestas operações. O movimento foi liderado, principalmente, por militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Porém, contou com a participação de estudantes universitários, operários, profissionais liberais e camponeses.
A Guerrilha do Araguaia foi um movimento de luta armada (guerrilheiro) que ocorreu na região do Araguaia (divisa entre os estados de Tocantins e Pará), entre os anos de 19. Este movimento era contrário à ditadura militar implantada no Brasil, através de golpe, em 1964.
19 Guerrilha do Araguaia/Períodos