Defeito de quem se entrega ao género amaneirado. 3. Forma de arte que se desenvolveu na Itália, depois na Europa, no século XVI, sob a influência dos grandes mestres da Renascença.
O termo "maneirismo" provêm do italiano "maniera", que significa "maneira" em português, e reflete o estilo ou a maneira de um artista efetuar a sua obra. O conceito do termo foi definido por Giovanni Bellori e Luigi Lanzi, escritores, como forma de arte que expressava a artificialidade e o virtuosismo.
O "Maneirismo" representa um estilo artístico que surgiu na Itália no século XVI, no período entre a Renascença e o Barroco (15). ... O termo foi popularizado e utilizado pela primeira vez pelo artista italiano Giorgio Vasari, como sinônimo de leveza e sofisticação.
Alteração de movimentos que pode surgir em certas doenças psíquicas, como a esquizofrenia, caracterizada por gestos extravagantes, afetados ou prolixos.
O termo surge da expressão a maneira de, usada para se referir a artistas que faziam questão de imprimir certas marcas individuais em suas obras. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começa a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.
1: Giambologna (1529-1608) – Douai, França Giambologna tem sido considerado o mais perfeito representante do Maneirismo, e seu renome vem de suas obras cheias de movimento, com um precioso polimento de superfície.
O maneirismo foi o estilo de produção artística que se popularizou, especialmente, na Itália, entre os anos de 15. O termo deriva da palavra italiana maniera, que significa maneira ou modo. Mas era utilizada pelo arquiteto e pintor Giogio Vasari como sinônimo para graça, leveza e sofisticação.
A palavra deriva do termo italiano maniera, "maneira", indicando o estilo pessoal de determinado autor, e em sua origem no século XVI foi usada por Giorgio Vasari com conotações positivas, significando graça, leveza e sofisticação.
1520 Maneirismo/Começou aproximadamente
Nesse sentido, o Maneirismo foi uma arte de protesto e de oposição à autoridade clássica e às estruturas sociais coletivas de atribuição de valor.