O amianto, também conhecido como asbesto é uma fibra mineral natural, de textura sedosa, que é extraída de rochas cuja composição química consiste em silicatos hidratados de ferro e magnésio, que também podem conter cálcio e sódio. ... Serpentina: amianto branco; Anfibólios : amianto marrom, amianto azul e outros.
Significado de Asbesto substantivo masculino [Mineralogia] Massa cuja consistência fibrosa é invariável ao fogo; constituída da forma mais pura de amianto, sendo utilizada como isolante (térmico, acústico e elétrico). ... Do latim asbestos.
O problema se dá na inalação do amianto. As fibras do pó estimulam mutações celulares dentro do organismo, originando tumores que podem causar câncer de pulmão, especialmente o mesotelioma. As partículas do amianto, uma vez inaladas, nunca mais se libertam do organismo.
O amianto é um mineral que ocorre na natureza. Uma variedade da substância, o amianto branco, é usado na indústria da construção civil nos países em desenvolvimento, mas é proibido na maioria dos países industrializados, devido aos riscos para a saúde.
Telhas de amianto oferecem risco à saúde quando desgastadas Matéria-prima utilizada na fabricação de telhas e caixas d'água, é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e "reconhecidamente cancerígena para seres humanos" pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer).
O amianto, ou asbesto, é uma fibra mineral barata, resistente ao fogo e à corrosão, possui pouco peso e por isso é muito utilizada na fabricação de vários produtos, como: telhas, caixas d'água, componentes de freios de automóveis, pisos, revestimento de máquinas, de roupas contra fogo e isolamento das casas.
Respirar as fibras do amianto é o suficiente para desenvolver o mesotelioma (tumor maligno no tecido que envolve os pulmões) e a asbestose, ou "pulmão de pedra", endurecimento do pulmão que leva à morte lentamente por perda de ar.
Banido em mais de 60 países e proibido no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta dos riscos à saúde humana, o amianto continua sendo explorado em Minaçu, no norte do estado de Goiás, onde há uma das maiores jazidas do minério no mundo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o risco cancerígeno do amianto e recomenda o seu banimento. "O amianto foi usado em mais de três mil tipos de produtos. Telhas, tubulações, divisórias, foros, pisos, revestimentos, caixas de água e outros materiais da construção civil.