Significado de Sagrado adjetivo Relativo a Deus, à religião, ao culto ou aos ritos religiosos; sacro, santo.
O sagrado é o mistério que constitui e possibilita a manifestação da realidade. O sagrado é a energia que, iluminando, dá vida e sentido a tudo. ... O sagrado, energia de sentido que é e não é, vigora: tempo, memória, linguagem, sentido, ser. Sagrado é a energia da verdade e do sentido.
Resposta:Resposta: Sagrado refere-se a algo que merece veneração ou respeito religiosopor ter uma associação com uma divindade ou com objetos considerados divinos.
O sagrado e o profano seriam duas modalidades de existência assumidas pelo homem em sua história. São maneiras de ser no mundo e no cosmos. A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia.
Atabaques, colares, chapéus, roupas, animais taxidermizados, cruzes, imagens de santos.
O sagrado se apresenta na vida e na história como o "totalmente outro", aquele que está além da esfera do cotidiano, do compreensível, do familiar. É algo pleno de valor, que ultrapassa toda a capacidade de compreensão; possui um valor objetivo que impõe respeito por si mesmo.
Sagrado seria algo relacionado a coisas divinas, a Deus, algo santo. A religião é sim uma forma de explicar a vida. Pois tem relatos na Bíblia que é uma forma de estudo para os religiosos para entender os princípios.
O sentido do sagrado está relacionado à dimensão ontológica da pessoa. Poderíamos compreender o sentimento religioso como uma tentativa de busca do sagrado, entendido como o anseio da potência de ser. O divino é concebido como o elemento absoluto, no qual se estaria, eternamente, na experiência de júbilo e de encanto.
O que é sagrado para você? Sagrado é algo digno de grande respeito e veneração. Esta relacionado aos sentimentos e ao coração. O sagrado está dentro e fora de você; está na vida de cada pessoa, não importa a cultura, a etnia ou a religião.
No sentido figurado, profano é aquele indivíduo que é alheio ou estranho às ideias e conhecimentos sobre determinado assunto, é um leigo. Ser contrário aos profanos, é ser sagrado ou sacro, ou seja, é respeitar os ritos ou os cultos religiosos.