substantivo feminino Condição da pessoa livre, de quem não deve obediência a alguém; estado do que não depende de alguma coisa para existir: independência financeira, emocional, espiritual.
Em Política, o conceito de independência de um país ou território é a conquista e manutenção da sua soberania política e econômica, que pode ser absoluta ou relativa. A independência absoluta diz respeito aos estados que possuem integral governo de seus atos, no plano interno, regido ou não pelo Estado de Direito.
Quantas sílabas tem independência? 5 sílabas (no Brasil), ou 6 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).
A independência política estendeu-se à maioria dos países do mundo, ficando poucos territórios em conflito. Contudo, a independência económica e a independência cultural são simbólicas, uma vez que os estados mais poderosos impõem as suas condições aos restantes.
Característica de quem é livre e autônomo: 1 emancipação, autonomia, liberdade, libertação, soberania. Característica de quem não se deixa influenciar: 2 isenção, equanimidade, equidade, imparcialidade, justiça, neutralidade.
Capacidade de se manter por si só.
A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.
O Aurélio aponta que a correta divisão é in-de-pen-dên-cia (o que favorece a aplicação da regra 1); o Dicio.com – que é um bom dicionário virtual–, todavia, indica que o correto é in-de-pen-dên-ci-a (o que se encaixa na regra 2).