substantivo feminino Celebração da eucaristia na Igreja Católica. Segundo a doutrina católica, cada missa é um sacrifício verdadeiro, na qual o Cristo ressuscitado está presente corporalmente no altar como uma vítima que é oferecida outra vez pela Igreja a Deus Pai, como expiação pelos pecados da humanidade.
A Santa Missa, ou Celebração Eucarística, é um ato solene com que os católicos (romanos, coptas e ortodoxos) celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz e Sua Ressurreição. ... Segundo a Igreja Católica, os Milagres Eucarísticos, como o de Lanciano e outros, fundamentam a tese do sacrifício eficaz e da Transubstanciação.
A Santa Missa é o pilar central da fé católica, por ela, recebemos Jesus vivo na Eucaristia, corpo e sangue, que nos sustentam na luta pela santidade. ... "Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior".
A missa é simultaneamente sacrifício de louvor e de ação de graças. É o memorial da paixão, da morte e da ressurreição do Senhor Jesus. Desde o seu início até a bênção final ela é importante, por isso a necessidade de se chegar antes de seu começo e só sair depois da bênção final.
O substantivo missa vem do verbo latino mittere ("enviar, mandar, dispensar"), o mesmo que originou missão e míssil. ... Por isso, dizia-se ao final da 1ª parte, a fórmula "Ite, missa est", que significa, aproximadamente, "Podem ir, [a congregação] está dispensada".
Partes da Missa: entenda de uma vez por todas!
Essa missa começa e não termina, pois o padre não faz a bênção final. Em vez da bênção, sacerdote e assembléia saem em silêncio e o Sacrário fica vazio. ... A Veneração da Cruz é a continuação da Missa de quinta, por isso não há consagração. Em algumas igrejas apenas se comunga o corpo de Cristo consagrado no dia anterior.
Rede Globo de Televisão. Conheça a programação completa da TV Globo. - TVG_PROGRAMA - Santa Missa. Todos os domingos às 6h da manhã.