Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: 'Tomem e comam; isto é o meu corpo'. Além de fazer este gesto em memória de Cristo, este é também um momento de comunhão da igreja e uma forma de cada membro do corpo de Cristo, que é a igreja, se fortalecer. ...
A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" . (1 Coríntios 11:26).
A imagem da Santa Ceia é rica de simbologias do tipo confraternização, união e abundância. É por causa destes símbolos que ela é colocada na sala de jantar das residências, num claro sinal de abençoar as refeições e seus moradores.
Esqueça a boa e velha mesa: ao contrário do que achava Leonardo da Vinci, a Santa Ceia provavelmente aconteceu em torno de um triclínio, um móvel baixinho e em forma de U que era o mais empregado em celebrações da Antigüidade. ... Almofadas ou "tatames" especiais eram usados para acolchoar o chão em volta do triclínio.
Ao longo do tempo, conforme os costumes se transformavam, a arte cristã passou a representar a Santa Ceia com mesas e cadeiras. Em várias comunidades cristãs, surgiu o costume de realizar banquetes que celebravam a morte e ressurreição de Jesus, os chamados ágapes, em que todos se sentavam à mesa para comer e beber.
A Páscoa para os judeus, que relembra a fuga e o fim da escravidão no Egito, é comemorada nesta sexta-feira (6). Para isso, uma ceia é preparada com ingredientes que tem significados que relembram o período. As ervas amargas e a raiz forte lembram a amargura da escravidão.
A Eucaristia, ou Santa Ceia, em um culto religioso representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. ... Apenas ele, em nome de Jesus, pode transformar pão e vinho no corpo e no sangue de Cristo. Não é permitida a participação de não católicos.