Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles, conhecido por ser um dos primeiros pensadores e filósofos de todos os tempos.
Significado de Silogismo substantivo masculino [Lógica] Raciocínio que se pauta na dedução, composto basicamente por duas premissas ou proposições (maior e menor), a partir das quais se alcança uma conclusão. Por exemplo: " todos os homens são mortais. Antônio é homem. Logo, Antônio é mortal.".
Segundo o Silogismo Aristotélico, há dois tipos de silogismo:
Com origem na palavra grega "syllogismos", que significa "conclusão" ou "inferência", um Silogismo é um tipo de argumento lógico que aplica o raciocínio dedutivo para extrair uma conclusão de duas ou mais proposições, que se supõe sejam verdadeiras.
Através da distinção das três possibilidades judicativas, Aristóteles sistematizou os silogismos em: Silogismo Dialético e Silogismo Científico. A lógica aristotélica, também conhecida como Analítica, não é uma ciência, mas uma propedêutica (introdução) às ciências.
Premissas são todas as limitações de planejamento e execução do projeto que são de exclusiva imposição ou opção do Gerente de Projetos. Opções que o Gerente assume como válidas para fins de planejamento e que podem facilitar a elaboração ou a gestão do projeto!
15 sinônimos de premissa para 2 sentidos da palavra premissa: Ideia inicial de um raciocínio: 1 princípio, ideia, fato, pressuposto, circunstância, condição, antecedente, axioma.
O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.