Tratamento Hepatomegalia Se a hepatomegalia for causada por câncer, por exemplo, o tratamento pode ser feito através da quimioterapia. Caso não seja tratada de acordo, a hepatomegalia pode causar insuficiência hepática, trazendo complicações como, icterícia, encefalopatia hepática e hemorragias gastrointestinais.
Sintomas
A hepatomegalia ocorre quando o fígado incha para além do tamanho normal. Esse aumento do fígado normalmente é um sinal de doenças subjacentes, como hepatite. Dependendo da causa, aumento do fígado pode levar à insuficiência hepática. O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano depois da pele.
O diagnóstico de hepatomegalia é feito a partir do histórico médico do paciente, do exame físico e de exames bioquímicos e de imagens. O médico comumente avalia o tamanho do fígado e as suas características palpando-o através da parede abdominal durante o exame físico.
O fígado inchado, também conhecido por hepatomegalia, é caracterizado pelo aumento do tamanho do fígado, de forma que pode ser palpado abaixo da costela no lado direito. Esse aumento pode acontecer devido a diversas situações, como cirrose, gordura no fígado e insuficiência cardíaca congestiva, por exemplo.
As causas de hepatoesplenomegalia podem ser de etiologia sistêmica ou localizada no fígado. A hepatoesplenomegalia dolorosa incluem hepatite aguda, como hepatite viral ou doença hepática induzida por drogas, incluindo hepatite alcoólica.
Em geral, o baço aumentado pode ser uma consequência de: Infecções virais, como mononucleose. Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária.
Se a hepatomegalia não for tratada, ela pode se transformar em uma insuficiência hepática, que se caracteriza por complicações como icterícia, tendência a sangramentos e hematomas, hipertensão, ascite (acúmulo de líquidos no abdômen), encefalopatia hepática (deterioração das funções cerebrais por acúmulo de toxinas no ...