Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.
A imagem da tela expressionista de Cândido Portinari, Menino Morto, que faz parte da série Retirantes e mostra o sofrimento do sertanejo diante de uma realidade muito triste: a mortalidade infantil por falta de condições mínimas de sobrevivência.
Resposta: No quadro Os Retirantes, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria. Os retirantes fugiam dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste.
Que relação tem essa informação com o tema da tela retirantes? Na tela se tem o retrato da realidade dura vivida por uma família retirante, como retratado no realismo brasileiro. Na tela se tem também a idealização da vida e do amor, como fizeram os românticos. ...
Arte moderna Candido Portinari/Períodos
O lavrador de café Uma das mais emblemáticas obras de Cândido Portinari é O lavrador de café. Produzida em 1934 com tinta a óleo, a tela de 100 x 81 cm faz parte do acervo do MASP. Nessa obra Portinari retrata a figura de um lavrador apoiando-se em sua enxada.
O artista quis expressar a profunda miséria humana que é causada pela fome, pelas guerras e pelas desigualdades sociais, sendo os seus retirantes apresentados de forma quase monstruosa, que retrata as desumanidades que sofreram.