Designa-se como praga ou peste, ou mais especificamente praga biológica, o surto de determinadas espécies nocivas ao desenvolvimento agrícola ou que destroem a propriedade humana, perturbam os ecossistemas, ou que provocam doenças epidémicas no homem ou em outros animais.
Qual o significado da palavra praga?
Em sentido figurado, pode qualificar-se de praga uma catástrofe ou uma tragédia que afectam uma população ou um território. Exemplos: "O desemprego é uma praga difícil de combater", "O sequestro transformou-se numa praga para esta cidade". Por fim, com letra maiúscula (Praga), é o nome da capital da República Checa.
Qual é o conceito oficial de Praga?
O conceito oficial de praga é estabelecido pela FAO como sendo: "qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais". Portanto, o termo praga compreende animais (insetos, ácaros e nematóides) e doenças (causadas por fungos, bactérias, vírus e viróides).
Quais são as pragas que afetam as plantas?
A aranha vermelha, a formiga e o pulgão são algumas das pragas que podem afectar as plantas. Quando registadas a grande escala e afectam cultivos, este tipo de praga pode destruir colheitas inteiras e impedir o normal desenvolvimento da agricultura.