A escolha do Caduceu de Hermes pela Ordem Nacional dos Psicanalistas foi intencional e se deu pelo fato de a Hermes ser atribuido o domínio do conhecimento, uma vez que era a divindade grega da sabedoria (ou do conhecimento).
De acordo com Joffre de Rezende, profissional da área de medicina, a cobra representa a ligação entre o mundo conhecido (a terra) e o mundo desconhecido (o subterrâneo). Com relação à figura do fogo, sabe-se que, dentre outros significados, ela é conhecida por representar o conhecimento.
O psi (Ψ) é de origem grega, sendo a vigésima terceira letra do seu alfabeto. Com sua evolução e o passar do tempo, os romanos passaram a nomear a letra de "psique". O significado da palavra era inicialmente de sopro, brisa, respiração, mas com o passar do tempo passou a ter a conotação de alma, ânimo e espírito.
O Símbolo da Psicologia é representado por um tridente, um objeto de três pontas, considerado um símbolo solar e mágico, que simboliza o poder, a força, o universo; foi muito utilizado por gladiadores na antiguidade. O símbolo Ψ (lê-se: "psi") é uma das letras do alfabeto grego.
caduceu O símbolo da contabilidade é representado pelo caduceu. A figura é formada por um bastão entrelaçado por duas serpentes. Em seu topo há duas asas ou um elmo, objeto alado associado aos guerreiros angélicos. Comumente, o caduceu é confundido como símbolo da medicina, devido ao bastão e as serpentes.
A palavra "psique" também significava borboleta. Quando morriam, esse animal representava a liberdade para ele. Ou seja, é o renascimento da alma. Em alguns momentos ainda há representações da borboleta como símbolo da psicologia, mas essa não é a oficial e nem reconhecida pelo conselho de classe.
Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.