Significado de Vaga-lume substantivo masculino Nome comum dado aos insetos, pertencentes à família dos lampirídeos e dos fengodídeos, caracterizados por possuírem órgãos que emitem raios luminosos e que se localizam na parte mais alta de seus abdomes; pirilampo.
Ela simboliza o Espírito Santo no Cristianismo. Remete-nos à ideia de paz interior, saúde espiritual, poder de comunicação e interação com as pessoas a nossa volta, magia da luz interior.
Do português caga-lume ou caga-fogo, era o nome atribuído ao inseto que possui glândulas luminescentes na parte traseira do corpo. Com o passar do tempo, por questões de pudor e censura, trocou-se a letra "C" por "V". Assim, "vaga" passou a representar o verbo "vagar", que significa "andar sem rumo".
A forma correta é vaga-lume, com hífen. A grafia vagalume, sem hífen, não é mais aceita na língua portuguesa.
Por que os vaga-lumes brilham? Quase tudo na natureza se resume a buscar alimentos, preservar a vida e procriar. No caso do brilho dos vaga-lumes, sua finalidade é a procriação. Machos e fêmeas brilham, mas quem começa o show de luzes, após o cair da noite, são os machos.
Características. Em comparação com outros insetos, os vagalumes possuem uma vida longa, já que podem viver até três anos. Durante mais de 90% da vida, entretanto, eles estão na forma da larva.
Concluindo, a palavra aguardente formou-se por aglutinação (letra b).
Plural: vaga-lumes.