Um torii (japonês: 鳥居, [to. ... i]) é um portão tradicional japonês mais comumente encontrado na entrada ou dentro de um santuário xintoísta, onde simbolicamente marca a transição do mundano para o sagrado.
O torii é um dos elementos mais reconhecidos quando se fala em Japão. É uma construção típica do xintoísmo, a religião nativa do país, e representa a entrada em território considerado sagrado.
Significado de Tori substantivo masculino Pórtico de pedra, madeira ou bronze, que precede, no Japão, a entrada nos templos xintoístas. Tem, geralmente, duas colunas, que sustentam duas peças transversais com as extremidades curvadas para cima.
A palavra xintoísmo surgiu a partir da expressão Kami-no-Michi, que na tradução literal significa "Caminho dos deuses". ... Esta era considerada a religião oficial do império japonês, pois, de acordo com a mitologia local os imperadores do país eram descendentes dos kamis criadores do Japão.
⛩Torii (鳥居, Torii) é um portão tradicional japonês, ligado à tradição xintoísta e assinala a entrada ou proximidade de um santuário. ... O torii feito em madeira geralmente é pintado de vermelho, segundo a tradição japonesa, a cor vermelha tem o poder de espantar doenças e mau olhado.
Om ou Aum ("aquilo que protege") é, além do símbolo do Hinduísmo, o principal mantra da tradição religiosa.
Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.
Torii são portais geralmente avermelhados ou alaranjados compostos de dois pilares verticais e unidos por uma trave horizontal que cercam santuários xintoístas no Japão. Esses portais são famosos no mundo inteiro e esteticamente agradáveis se tornando um símbolo da cultura japonesa.
Kami (神 em japonês) tem três significados: Significado do ideograma 神 nas palavras 'seishin' (精神 - mente, espírito) ou 'shinsen' (神 - eremita chinês com poderes sobrenaturais). Este significado veio da língua chinesa. ... Porém, a partir da Era Meiji o uso da palavra deusu foi trocado por kami.