De Stijl (pronúncia [də ˈstɛɪl]), holandês para "o estilo", foi um grupo de pintores, arquitetos e designers holandeses que fundaram uma associação de artistas e um jornal com esse nome na cidade de Leida em 1917.
A "visão plástica" dos artistas De Stijl, também chamada de neoplasticismo, viu-se além da mudança de aparência das coisas naturais para trazer um público ao contato íntimo com um núcleo imutável da realidade, uma realidade que não era tanto visível fato como uma visão espiritual subjacente.
Essa corrente teve como base de seus ideais a valorização da pureza das formas, o uso de cores primárias e a inserção de figuras geométricas. Sendo assim, buscou desenvolver uma linguagem totalmente abstrata e que se opunha à representação da arte figurativa, devido ao seu caráter tradicional.
O Neoplasticismo ou movimento De Stijl (O Estilo) propunha uma estética renovadora baseada na depuração formal. A característica básica desse movimento fica clara na frase de um dos seus criadores, Doesburg, que disse: "Despimos a natureza de todas as suas formas e só ficará o estilo".
Neoplasticismo é um movimento de arte abstrata que surgiu em 1917 e teve como principais representantes os pintores Piet Mondrian e The Van Doesburg.
O neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Muitos de seus ideais foram expostos na revista De Stijl (O Estilo).
Neoplasticismo é um movimento de arte abstrata que surgiu em 1917 e teve como principais representantes os pintores Piet Mondrian e The Van Doesburg. Mondrian foi influenciado pela teosofia e pelo simbolismo para dar início a esse movimento que, junto com Suprematismo, deu origem ao abstracionismo geométrico.
Assim, ao lado do artista Theo van Doesburg, e de outros colaboradores, Mondrian fundou a revista "De Stijl", em 1917, que se tornou órgão fundamental de difusão do movimento neoplástico durante mais de dez anos. A principal ideia desses artistas era de reduzir a obra artística ao ponto mais puro da criação artística.
Rejeição à simetria e à arte figurativa (arte como representação) Eliminação do espaço pictórico tridimensional.
Veja um resumo das características do Neoplasticismo: Depuração das formas até chegar nos componentes fundamentais: linhas, planos e cubos. Formas assimétricas com grande sentido de equilíbrio. Cores primárias saturadas ou tons neutros (branco, preto e cinza)