A probabilidade é um campo da matemática que estuda as chances de ocorrência de um evento em um experimento aleatório. A probabilidade pode ser utilizada calcular as chances de determinado resultado no lançamento de um dado ou até mesmo a as chances de alguém ganhar na loteria.
1 naturalmente, certamente, com certeza, seguramente. Indica dúvida e incerteza: 2 eventualmente, hipoteticamente, possivelmente, presumivelmente, supostamente, talvez.
substantivo feminino Característica do que é possível, do que pode acontecer; chance, probabilidade: há grande possibilidade do Brasil crescer ainda mais.
A noção de probabilidade tem a sua origem mais remota referida não só a prática de jogos "de azar", antes disso, à instituição dos seguros que foram usados já pelas civilizações mais antigas, designadamente pelos fenícios, a fim de protegerem a sua atividade comercial marítima.
O professor Pasquale explica que a palavra provavelmente dá uma quase certeza. Quando se diz 'muito provavelmente', a ideia é aumentar essa certeza. A expressão é legítima.
A probabilidade serve para estimar matematicamente a possibilidade de ocorrer eventos que acontecem ao acaso, ou seja, por questão de sorte. Pode ser definida pela seguinte fórmula: Onde P é a probabilidade de um evento ocorrer, A é o número de eventos desejados e S é o número total de eventos possíveis.
A probabilidade (eixo vertical) consiste na medição de o quão provável é a ocorrência do risco. Em outras palavras, na probabilidade deve-se analisar o quão fácil ou difícil é que determinado risco aconteça, por exemplo, medir o quão provável é que chova hoje?