Seus nomes foram depois definidos como Olympic, Titanic e Gigantic (depois alterado para Britannic), em referência a três raças da mitologia grega: olimpianos, titãs e gigantes.
Na virada de 14 para 15 de abril de 1912, o navio inglês Olympic bateu num iceberg e naufragou nas águas geladas do Oceano Atlântico, matando 1 500 pessoas, no pior desastre marítimo de todos os tempos.
abril de 1912 Elizabeth Gladys Millvina Dean (Branscombe, 2 de fevereiro de 1912 – Ashurst, ) foi a última sobrevivente do naufrágio do RMS Titanic, ocorrido a 15 de abril de 1912. Com dois meses de idade, ela era a mais jovem passageira do navio.
Rose foi criada por James Cameron, o roteirista, produtor e diretor do filme ganhador de 11 Óscares em 1998. Ela foi uma das passageiras sobreviventes do naufrágio do RMS Titanic em 15 de abril de 1912....Rose DeWitt BukaterPersonagem ficcional de Titanic (1997)Morte1 de outubro de 1996 (101 anos)
Diferenças com o Titanic A principal diferença exterior entre os dois navios ficava no passeio do convés A, que no Olympic era totalmente aberto enquanto no Titanic era parcialmente fechado na parte dianteira.
Na ocasião, era usado como navio-hospital a serviço da marinha britânica e afundou quando seguia à Ilha de Lemnos buscar soldados feridos. Apenas 30 das 1.065 pessoas a bordo foram resgatadas.
O Olympic passou por uma forte tempestade em 4 de janeiro de 1912 sem danos. Porém, enquanto voltava em 24 de fevereiro ele perdeu uma das lâminas de suas hélices, forçando-o a voltar novamente para Belfast. Para consertá-lo o mais rápido possível, materiais do Titanic foram mais uma vez transferidos para o irmão.